Dicas para escolher as cores da sua casa

O primeiro ponto é considerar as características da casa, se o design e moderno, clássico, mais simples, algumas casas além das cores de tinta  também utilizam outros materiais de construção para revestimento como pedras, tijolo à vista, vidro e madeira, por isso, é preciso  saber o que deseja realçar com as cores para casa.

Outra ponto é observar a personalidade dos moradores. Afinal, aquele é o seu lar e ele precisa ter a sua cara.

Dentre todas as cores, o branco é um clássico, que transmite paz e confere amplitude, claridade e leveza aos lugares, por isso é indicada como uma das principais cores para pintar casas internamente. Vale destacar que a variação off-white, não só para as paredes, mas também muito presente em pisos, por conferir sofisticação.
 

Considerando que a sala é um espaço descontraído e de convivência, vale investir em tons marcantes, como o laranja. Por ser uma cor que estimula comunicação, interação e criatividade, pode estar presente em uma das paredes do cômodo ou em elementos como almofadas, sofá, tapete e itens de decoração. Para um ambiente mais elegante e luxuoso, o roxo pode ser a cor perfeita, principalmente para salas de jantar. Ainda na sala, outra alternativa é investir no cinza, cor que transmite neutralidade, solução de conflitos e equilíbrio.

Uma das alternativas mais procuradas tanto para quarto quanto para sala é o azul, que indica descanso, harmonia e tranquilidade. Por isso, uma excelente ideia é aplicá-lo nas paredes, no piso ou nos objetos de decoração, aproveitando a grande variedade de tons disponíveis e a sensação de aconchego que ele oferece.

Nas cozinhas, o mais comum é o uso de cores neutras, como branco, bege, preto, cinza e marrom, que são fáceis de combinar com diferentes estilos de decoração e podem estar presentes tanto no piso e no revestimento, quanto nos móveis e eletrodomésticos.

No momento de escolher a cor ideal para o seu espaço, é necessário analisar todo o conjunto da obra. Visualize as cores antes mesmo de pintar, hoje isso é possível com aplicativos para seu smartphone.

Confira algumas ideias para você se inspirar!

Participe da discussão

Compare listings

Comparar